terça-feira, 12 de junho de 2007

LER: Um pouco sobre as Lesões por Esforços Repetitivos

Patrícia de Freitas Barros Monteiro Fisioterapeuta/Acupunturista - Brasília/DF

DORT:

Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

É um conjunto de doenças que acometem o sistema músculo-esquelético de trabalhadores submetidos a determinadas condições de trabalho. Apresentam vários sintomas concomitantes ou não, e geralmente são: dor, parestesia, fraqueza muscular, fadiga, sensação de peso, etc.

Como são doenças relacionadas ao trabalho, o desenvolvimento é multicausal por isto, a definição do nexo causal é parte importantíssima no diagnóstico que por sua vez depende de uma boa anamnese ocupacional.

Os fatores de risco que envolve essas patologias estão interligados, na verdade o que ocorre é uma interação de vários fatores no próprio local de trabalho: pressão da chefia, sobrecarga física, assédio moral, más condições do ambiente de trabalho, etc.

Dentre esses fatores, existe um em especial que colabora em muito para o surgimento da LER/DORT que é a sobrecarga osteomuscular que pode ser causada por: excesso de força na realização das tarefas, repetitividade, duração da carga, má postura das estruturas envolvidas na realização das tarefas.

Os principais sintomas:

Dor e queimação, limitação da amplitude de movimento, fadiga, perda de força muscular, dificuldade de realizar atividades de vida diária (higiene pessoal, picar alimentos, pentear cabelos, segurar um copo, etc), depressão em função das dores e limitações, parestesia (formigamento), Edema (inchaço).

Diagnóstico: A dor é fator importante e sempre presente nos casos de LER/DORT. A evolução desta deve ser observada e analisada juntamente com o aparecimento de outros sintomas que já foram citados, mas vale relembrar: parestesia (formigamento), edema, limitação de movimentos, perda de força muscular, etc. Cada um destes fatores sinaliza o comprometimento de uma ou mais estruturas do corpo, que podem ter etiologias inflamatórias, compressivas, entre outras. O fator emocional, não deve ser descartado em hipótese alguma visto que, pode desencadear e agravar vários sintomas.

Tratamento: A eficácia do tratamento depende em muito da anamnese ocupacional, definição do nexo causal e do diagnóstico muito bem feitos. É muito importante que sejam definidas as estruturas acometidas e qual a forma de comprometimento das mesmas, ou seja, inflamação, compressão, pinçamento.

Nenhum comentário: