terça-feira, 17 de julho de 2007

Maiakovski.

(1893-1930)

Poeta russo. Um dos principais representantes da vanguarda futurista do início do século XX.

Antes de Maiakovski

Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor de
nosso jardim.
E não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada”.

...Depois de Maiakovski

Primeiro levaram os negros. Mas não me importei com isso. Eu não era negro. Em seguida levaram alguns operários. Mas não me importei com isso. Eu também não era operário. Depois prenderam os miseráveis. Mas não me importei com isso. Porque eu não sou miserável. Depois agarraram uns desempregados . Mas como tenho meu emprego. Também não me importei. Agora estão me levando. Mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém. Ninguém se importa comigo”. Bertold Brecht - 1898-1956

Mais Maiakovski...

Afora o teu amor Para mim Não há mar, E a dor do teu amor nem a lágrima alivia [...] Afora o teu amor, Para mim Não há sol, E eu não sei onde estás e com quem. [...] Afora o teu olhar Nenhuma lâmina me atrai com seu brilho.

Nenhum comentário: