segunda-feira, 10 de agosto de 2009

DEM perde no STF

Ganha a UNB e a sociedade

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu pedido de liminar formulado pelo partido Democratas (DEM), que contestava as cotas raciais de 20% para negros, instituída pela Universidade de Brasília em seus concursos vestibulares.

Perdeu.

Uma modesta análise visual no Campus da UNB aponta para a realidade nua e crua: Só entra quem tem poder aquisitivo de classe média. Média mesmo. Portanto, contraditoriamente, só entra quem já está incluído e tem meios de sobrevivência assegurados.

Não precisa ser sociólogo, economista, ou ter qualquer outra formação na área social, para saber que à população negra, historicamente, lhe foi negado o universal ao acesso aos bens de produção, consumo material e intelectual.

As cotas com certeza não resolvem todos os problemas desta parcela da população. Mas, como todo mecanismo temporário de inclusão, com certeza aponta para este caminho.

Só não “entendo” a posição do DEM

Estudar no exterior, com as despesas pagas pelos cofres públicos e salário garantido no final do mês, como é o caso do funcionário do gabinete do senador Arthur Vigillio, pode.

Entrar na UNB por meio das cotas, não!

Nenhum comentário: