sexta-feira, 17 de julho de 2009

Açougue Cultural T-Bone

Luiz Amorim, 41 anos, é o fundador do Açougue Cultural T-Bone em Brasília. Luiz trabalhou como vigia e engraxate antes de ser contratado aos 12 anos, por um pequeno açougue na Quadra Comercial 312 Norte – Para que não conhece Brasília, fica na Asa Norte.

Durante o tempo em que morou nos fundos do loja, lia para pasar o tempo e acabou apaixonado pelos livros.

Em 1994, conseguiu comprar a loja e instalou uma estante com dez livros para emprestar e arrecadar doações e transformou-a no primeiro AÇOUGUE CULTURAL DO MUNDO. Ele conta que no começo foi muito difícil porque as pessoas ironizavam a idéia de um “açougue cultural”. Teve também, uma dificuldade com próprio Estado, quando a Vigilância Sanitária fechou o T-Bone por causa dos livros, que chegou a ter um acervo de mais de 10 mil livros.

No período em que morava no açougue, durante 15 anos, dedicou-se à leitura. Foi alfabetizado aos 16 anos, leu seu meu primeiro livro aos 18 e depois começou a ler muita filosofia.

Seu primeiro livro foi um gibi de filosofia onde afirma que leu e não entendeu, mas achou interessante e daí começou a ter compulsão pela leitura. Como morava no açougue e não tinha pra onde ir, fechava a loja e ia ler. Lia uma média de 10 a 15 livros por mês.

Em 1998, ano da primeira edição do projeto “Noite Cultural T-Bone” realizou um evento dentro do açougue e contou com trinta pessoas. Desde então já passou mais de 150 mil pessoas e mais de 500 artistas para participar desta celebração à arte.

No final de 2002, abriu a biblioteca comunitária na SQN 712/13, uma casa com mais atividades culturais e 45 mil livros à disposição da comunidade.

Artistas de renome nacional já se apresentaram no projeto, entre eles: Moraes Moreira, Chico César, Guilherme Arantes, Célia Porto, Tom Zé, Manassés, João Donato, Affonso Romano de Sant’Anna, Flávio Venturine, Geraldo Azevedo, Jorge Mautner, Nelson Jacobina, Fernando e Osmair, Geraldo Azevedo, Belchior, Erasmo Carlos e outros.

O ano de 2008 foi especial para o Açougue Cultural T-Bone que comemorou dez anos de da Noite Cultural T-Bone, um projeto que é referência cultural de Brasília, inclusive, faz parte do Calendário Cultural Oficial do Distrito Federal (LEI Nº 3.193 /2003) e tem público de aproximadamente oito mil pessoas. Com duas apresentações por ano, uma em cada semestre, é uma noite única que integra pessoas de todas as classes sociais e de todas as idades numa celebração à arte.

Para saber mais

http://www.t-bone.org.br/

Nenhum comentário: