quarta-feira, 22 de julho de 2009

Parece coisa do Brasil, mas é da Austrália!

Levar a internet de alta velocidade a 90% das residências, escolas, órgãos públicos e empresas do país.

Essa é a meta do governo da Austrália, que vai implantar uma rede estatal, em parceria com empresas privadas, para a prestação de serviços de banda larga acima 100 megabites por segundo. A velocidade é cem vezes superior à utilizada pela maioria da população local.

A previsão é atingir esses resultados num período de oito anos a um custo de 48 bilhões de dólares australianos.

Após esse prazo, o governo daquele país pretende entregar a rede para a administração das empresas parceiras. As primeiras instalações devem ser implantadas na Tasmânia, um dos estados com menor cobertura de serviços de banda larga no país, além de gerar 15 mil empregos diretos na instalação de fibras óticas no território australiano, que mais parece um continente, outra semelhança com o Brasil.

A iniciativa foi apresentada ao secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, pelo diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações da Austrália, Colin Lion, em Brasília.

Isto significa, que assim como no Brasil, que a prosperidade que aparece na foto, não esta ao alcance de todos. Outra semelhança?

A bem da verdade, não dá para negar que em determinadas áreas estamos bem à frente dos chamados países desenvolvido.

Nenhum comentário: