segunda-feira, 20 de julho de 2009

A capa assusta, mas o livro merece ser lido.

Quase todos da cultura ocidental, cristã e judaica sempre que houve ou vê alguma matéria sobre o Hamas estremece nas bases. Não é por acaso, pois é assim, segundo o autor, que os Estados Unidos vendem o Hamas: Uma organização meramente terrorista.

Entretanto, ele venceu as eleições palestinas realizadas em 2006, com uma vitória esmagadora e escandalizou o mundo. Trata-se agora de um partido político democraticamente eleito que optou pela via democrática para disputar a hegemonia na região. Por que o Hamas venceu as eleições? As respostas podem ser encontradas em Hamas – Um Guia para Iniciantes, do jornalista da Al-Jazeera.

O livro se propõe a relatar a história do ‘verdadeiro Hamas’, desde a criação do Estado de Israel em 1948, com o apoio da Inglaterra e dos Estados Unidos, que impôs sofrimentos e frustrações ao povo palestino. Assim, apresenta um Hamas que na ótica do autor que “tem sido mal compreendido ou distorcido”.

Nos faz passear no tempo quando nos leva de volta até 1967 com a ocupação israelense na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, as colinas de Gola da Síria e o deserto do Sinai do Egito.

O sumario do livro nos leva a fala sobre o islamismo e a luta palestina, a formação do Hamas. A sua relação com Israel, Estados Unidos da América do Norte, com ocidente, os países mulçumanos, o judaísmo e com os ataques suicidas.

Relata também como o Hamas se relaciona com os movimentos das camadas menos favorecidas socialmente e dos trabalhos sociais que realiza.

Aborda ainda, o papel da mulher na sociedade (nada surpreendente e inovador). Não é diferente dos outros principais movimentos islâmicos, quando se trata de ocupar espaço de poder na política central.

Merece ser lido, para que pelo menos, ao assistirmos alguma matéria veiculada pela grande mídia nacional e internacional, saibamos pelo menos o que está no cerne e no centro dos conflitos.

Hamas – Um Guia para Iniciantes, de K haled Hroub, é uma leitura surpreendente, esclarecedora e fundamental para quem deseja compreender o século 21.

Nenhum comentário: